O Melhor Amigo do Legalista
Quando eu li “O Pior Pesadelo do Legalista”, me senti compelido a responder. Você vê algum lugar na Escritura onde Cristo perseguiu aqueles que seguiram a Lei como você disse para persegui-los? Você pode estar tentando fazer um ponto válido, mas o método é extremamente errado. Eu entendo seu ponto, mas seguir adiante seria horrível. Essa é a técnica dos muçulmanos! Eles forçam as pessoas a seguir suas crenças. Isso é totalmente errado.
Desculpe, Vincent, a melhor maneira é viver e amar a Cristo conforme mostrado na Bíblia, depois deixar o Espírito Santo fazer Sua obra. Tentar ser o Espírito Santo para os outros é uma loucura extrema e afastará qualquer um. Nosso trabalho é viver para Cristo e amar os outros como Cristo amou. Nós NÃO somos o “Cão de Caça do Céu”. Somos apenas mensageiros. Nosso trabalho é contar aos outros e sair do caminho e deixar o Espírito Santo fazer Sua obra.
Então por que você me escreve e tenta “forçar” suas crenças sobre mim? Seu hipócrita! Seu muçulmano! Eu nunca conheci você. Eu nunca ouvi falar de você. Eu nunca iniciei nada com você. No entanto, você se encarrega de me enviar uma correção. Por que você me persegue assim, seu hipócrita? Pelo seu padrão, isso torna o seu comportamento pior do que o que recomendei a este homem. Perceba que você mesmo faz isso, mas quando eu o sugiro, você diz que estou errado. Seu hipócrita muçulmano farisaico.
Você sabe ler? Você é estúpido? Antes de iniciar uma correção, certifique-se de ler o que está corrigindo. A pessoa que me escreveu disse que seus sogros estavam tentando impor a Lei a ele. Como os fariseus, isso provavelmente não significava as puras Leis do Antigo Testamento, mas também as tradições judaicas, que frequentemente contradiziam as leis de Deus. Eu estava dizendo a ele para impor as próprias crenças deles (não com violência, mas com suas palavras), para desafiá-los a viver de acordo com seus próprios padrões. Os muçulmanos obrigam os cristãos a viver como cristãos? Eu não disse a ele para forçar a visão cristã sobre eles, visto que eles já rejeitaram a visão cristã. Eles iniciaram, e ele estava respondendo a eles. Eles o perseguiram e eu o ensinei a responder de maneira decisiva.
Você nunca leu como Cristo lidou com os legalistas? Sempre que os fariseus tentavam impor suas crenças a Cristo, ele desafiava a interpretação deles da Escritura e expunha o fato de que eles não podiam viver de acordo com o próprio padrão deles. Mas ele fez mais do que isso. Ele foi por todo o lugar pregando contra eles e contando parábolas sobre eles. Ele os chamou de todos os tipos de nomes. O Sermão da Montanha destruiu todo o modo de vida deles. Ele criticou suas orações e suas ofertas, na cara deles e também para as multidões. Os “ais” no final de Mateus eram uma maldição explícita e pública contra eles, até dizendo que eles morreriam e queimariam no inferno. Ele fez esse tipo de coisa repetidamente, até que ele se tornou tão incômodo para eles que quiseram matá-lo, e o mataram. Alguém está bravo com você assim, hein, “mensageiro”? Jesus até usou a força física quando entrou no templo, onde virou as mesas e usou um chicote para limpar o lugar. Essa é uma técnica muçulmana ou é apenas porque você não sabe nada sobre Jesus Cristo e, então, como um hipócrita, dá um sermão a alguém sobre o ministério e o amor dele? Eu nunca digo a ninguém para usar a força física, mas você diz que eu ensino uma técnica muçulmana. Então, você gostaria de dizer a todo mundo o que você realmente pensa de Jesus?
Você nunca leu como Paulo lidou com os legalistas? Como Jesus antes dele, ele foi às sinagogas, ao baluarte dos legalistas e pregou doutrinas que eram contrárias às suas crenças e estilo de vida. Ele até teve discussões acaloradas com eles. Como os sogros deste homem que me escreveu, embora afirmassem seguir a Lei, eles não a seguiram, do contrário teriam crido em Cristo, pois a Lei é como um mestre que conduz as pessoas a Cristo. Paulo fazia isso constantemente, tanto que os judeus fizeram a falsa acusação contra ele de que ele queria derrubar o templo. Ele disse ao sumo sacerdote, embora não soubesse quem ele era na época, que Deus o feriria, pois ordenou que o apóstolo fosse agredido contra a Lei. Ele disse aos que defendiam a circuncisão que fossem até o fim e se castrassem. Paulo nunca foi violento, e ele nunca planejou uma revolta, mas perseguiu as pessoas e disse-lhes a verdade. Se as pessoas persistissem na incredulidade, ele as deixaria, o que também eu disse a este homem para fazer. Isso soa muçulmano?
Onde você prega o evangelho, “mensageiro”? No chuveiro quando ninguém está ouvindo? Jesus e Paulo entraram no território de outras pessoas e perturbaram suas vidas. Como você prega o evangelho, “mensageiro”? De uma forma tão calmante que agrada os comichões nos ouvidos? Jesus e Paulo deixaram as pessoas com tanta ira que elas quiseram matá-los. Você consideraria Jesus e Paulo como muçulmanos, então. Seu hipócrita. Você elogia o Senhor da boca para fora e diz que devemos seguir o seu amor, mas na realidade você o desaprova e o considera “horrível” e “totalmente errado”, e acha que ele agiu em “extrema loucura”. Assim, você blasfema ao chamar o próprio Senhor Jesus de extremamente estúpido, só que, em sua hipocrisia, você desconta em mim. Jesus e Paulo “forçaram” as pessoas a seguir suas crenças? Bem! Agora eu sei que você desobedece à Grande Comissão, ou você é um hipócrita toda vez que a segue. Na próxima vez que um não cristão mandar você calar a boca, é melhor obedecer como um bom cachorrinho cristão, ou seja, se você não quiser se tornar um muçulmano e “forçar” suas crenças nele.
Há algo muito errado com você, “mensageiro”. Como os legalistas, que erroneamente presumem que entendem o que é a Lei, você presume que sabe o que é o Cristianismo, o que é o amor cristão, o que é o ministério cristão e como Cristo e seus discípulos viveram. Mas você é ignorante. Você é hipócrita. Você é farisaico. Toda a sua perspectiva está errada e do mundo. O seu Cristianismo é o que Satanás diz que deve ser, e não o que a Escritura ensina que é, e o que o Senhor Jesus lhe mostra que pode ser, e o que os profetas e apóstolos praticaram antes de você.
Agora vou deixar o Espírito Santo fazer sua obra, e se ele trabalhar em você, você ficará mais esperto e parará de falar como um imbecil que foi programado com falsas tradições religiosas. Somos de fato mensageiros, mas somos mensageiros do Rei e, portanto, mensageiros com conhecimento e autoridade, e devemos sair com ousadia para dizer às nações em que crer e como se comportar, até mesmo tudo o que o Rei ordenou. Que o Espírito Santo liberte todos nós da hipocrisia e da justiça própria e nos torne uma força espiritual imparável no mundo.
Recomendado
O Pior Pesadelo do Legalista
Vincent Cheung. The Legalist’s Best Friend. Disponível em Sermonettes — Volume 4 (2011), pp. 62–64. Tradução: Luan Tavares (17/02/2021).