Vida Extraterrestre
Eu me deparei com alguns materiais sobre evidências de alienígenas, OVNIs, etc., e gostaria de saber se a Escritura diz algo sobre o assunto. Alguns cristãos argumentam que, porque a Bíblia não nega explicitamente a existência de vida extraterrestre, podemos pelo menos considerá-la uma possibilidade. Mas como isso pode ser reconciliado com a Bíblia? Talvez não possa ser reconciliado com a Queda do homem no Éden, mas este é um forte argumento contra a existência de OVNIs?
Até onde eu posso dizer, a existência de vida extraterrestre não contradiz nada na Escritura, então não há nada para reconciliar, visto que não há conflito nem contradição. A existência de vida extraterrestre não tem relevância direta para o Éden e a Queda, então, novamente, não há contradição e nada para reconciliar.
Só porque alguém conecta essas coisas não significa que elas estejam de fato relacionadas. Por exemplo, eu li o argumento de que se houver criaturas em outros planetas, então elas cairiam em pecado, assim como o homem caiu no Éden, e Deus teria que enviar seu Filho para morrer por cada grupo que pecou. Visto que Deus não faria seu Filho suportar tal humilhação e agonia repetidamente, isso deve significar que não há criaturas em outros planetas. Existem variações desse argumento, mas a linha de raciocínio é a mesma. Em qualquer caso, isso é um absurdo, visto que toda premissa é uma afirmação infundada e cada passo envolve um salto lógico. Por que toda vida necessariamente cairia em pecado? Por que Deus necessariamente deseja salvar algum ou todos eles? Por que Deus necessariamente se recusaria a permitir que o Filho suportasse sofrimentos repetidos?
Já sabemos que existem outros tipos de criaturas além do homem e outras criaturas terrestres (animais, insetos, etc.), pois sabemos que existem anjos e demônios. Também sabemos que Deus não escolheu salvar todos os tipos de criaturas que caíram em pecado, visto que ele não providenciou salvação para os anjos caídos.
Então, a Escritura fornece uma indicação de que pode haver outros tipos de vida além de anjos, demônios, homem e outras criaturas terrestres. Um exemplo possível está em Apocalipse 4:6–8:
E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. O primeiro ser parecia um leão, o segundo parecia um boi, o terceiro tinha rosto como de homem, o quarto parecia uma águia em voo. Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.
Se essas criaturas não devem ser classificadas com os anjos, e se não são simbólicas, então são completamente outra classe de criaturas. Mas o que ainda não podemos dizer com certeza é se elas alguma vez visitaram a terra ou se envolveram nos assuntos do homem na terra.
Também me deparei com pessoas que alegam que os OVNIs são meios de transporte para os anjos (eleitos e caídos), e que há referências a eles na Bíblia, como a carruagem que levou Elias (2 Reis 2:11), ou as “rodas giratórias” em Ezequiel (10:13, também 1:16–17). No entanto, os argumentos não são convincentes. Parece que eles estão lendo suas concepções de tecnologia extraterrestre na Escritura, e também falham em responder a interpretações alternativas sensatas. Mas, novamente, mesmo que sejam referências a OVNIs, elas não perturbam nenhuma doutrina cristã tradicional.
Portanto, neste momento minha posição é que (1) Não podemos ter certeza se há ou não vida em outro lugar além da terra (exceto anjos e demônios, etc.), e (2) Se há vida em outro lugar ou não, ela apresenta nenhum problema para o Cristianismo e nenhuma contradição contra a Bíblia, de forma que não há nada para reconciliarmos. Continuo aberto a argumentos bíblicos a favor ou contra a vida extraterrestre, mas aqueles que examinei até agora são inconclusivos ou claramente falaciosos.
Embora tudo sobre a criação de Deus mereça um pouco de nossa atenção, este tópico é comparativamente insignificante. E daí se Deus criou outras criaturas? E daí se ele não criou? Pode ser interessante saber, mas não tem relevância direta para nenhuma doutrina central ou questão ética. Nós creríamos e nos comportaríamos da mesma modo como cristãos de qualquer maneira.
Os riscos aumentam quando estamos lidando com cultos a OVNIs, isto é, cultos cujos ensinamentos são centrados em torno da existência de vida extraterrestre e do relacionamento da humanidade com eles. Mas a solução não é tentar refutar a própria existência de vida extraterrestre com base em argumentos frágeis. Argumentos empíricos são especialmente inúteis — não podemos refutar o que outras pessoas afirmam ter visto com base no fato de que não vimos a mesma coisa. Em vez disso, a solução bíblica é proclamar a soberania e superioridade de Cristo, pois quer haja vida extraterrestre ou não, Cristo é o criador e governante de todos eles. Portanto, a existência de vida extraterrestre não validaria os ensinamentos dos cultos a OVNIs, visto que se há ou não vida extraterrestre, todas as doutrinas cristãs permanecem intactas, incluindo a exigência de Deus por fé e arrependimento, para que o homem possa receber a salvação por Jesus Cristo.
Vincent Cheung. Extraterrestrial Life. Disponível em Blasphemy and Mystery (2007), pp. 76–77. Tradução: Luan Tavares (19/11/2020).