Sobre o Incredulismo

Vincent Cheung, Trace (2018).

As Obras de Vincent Cheung
7 min readJun 13, 2021

Devemos ameaçar todos os mestres de incredulidade em nome de Jesus. Isso inclui os cessacionistas, mas não apenas os cessacionistas. O cessacionismo é frequentemente discutido porque é uma controvérsia conhecida e há um termo claro para ele. No entanto, também é uma questão básica, de forma que mesmo depois de uma pessoa ter superado o cessacionismo, ela fez apenas um pequeno progresso. Tem se tornado cada vez mais popular admitir os dons no papel, mas isso é insuficiente. Pode até ser uma posição enganosa, porque aqui é onde as pessoas dizem a si mesmas que finalmente creem no que a Escritura ensina, mas o problema é que ainda se recusam a fazer o que ela diz. Tiago escreveu que, se olharmos para a palavra de Deus, mas não obedecermos a palavra de Deus, enganamos a nós mesmos. Achamos que estamos fazendo algo, mas não estamos fazendo nada. Sentimos que honramos o evangelho, mas o desonramos ainda mais.

O evangelho requer que não apenas afirmemos os dons do Espírito em nossa doutrina, mas que os ensinemos e os exercitemos agressivamente. Mesmo depois disso, muita incredulidade pode permanecer além da categoria de dons espirituais. Por exemplo, mesmo depois de uma pessoa ter sido convencida sobre o dom de cura, e mesmo depois de tê-lo testemunhado ou mesmo realizado a cura com esse dom, ela ainda pode permanecer não convencida de que a cura foi assegurada no tempo presente pela expiação, e que é prometida à fé e deve ser recebida independentemente de qualquer dom. Esta verdade é ainda mais básica para o evangelho do que os dons espirituais, mas é negada ainda mais do que os dons espirituais, e até mesmo por aqueles que operam com os dons espirituais. Então, é evidente que os cristãos não chegaram ao ponto em que podem orar “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia” com confiança. E eles rejeitam completamente o ensino de Jesus, de que se buscarmos primeiro o reino de Deus, então “todas essas coisas” que os pagãos buscam serão acrescentadas a nós.

Lembre-se de que esses ensinamentos foram dados antes mesmo de Jesus subir à cruz e depois ao céu, e antes de derramar o Espírito Santo para capacitar seu povo. Isto é o quão longe a igreja caiu. Os cristãos ainda não creem no que Jesus esperava que seus seguidores da pré-crucificação cressem. E ainda assim, muitas dessas pessoas são obcecadas por pontos técnicos da teologia e filosofia cristãs, considerando-se fiéis e fortes em apologética e coisas assim. Quanto aos ensinamentos sobre aqueles que estão “em Cristo”, o que dizer da doutrina de que somos a justiça de Deus nele? A consciência do pecado permeia sua doutrina e sua religião, mas o escritor de Hebreus diz que aqueles que foram purificados não deveriam mais ter consciência do pecado. Continuar a pregar e até mesmo insistir na consciência do pecado não é humildade, mas é relegar o sangue de Cristo ao nível do sangue de touros e bodes. É fácil encontrar entre eles tomos de centenas de páginas sobre arrependimento, depressão e melancolia, mas não podemos encontrar um que fale muito sobre nossa posição como justiça de Deus, que como disse Paulo, nós reinaremos em vida por um, Jesus Cristo. Se isso não é uma negação do evangelho, o que mais pode ser? E são eles que condenam as pessoas. o que é preciso? E são eles que condenam as pessoas.

Oferecemos vários exemplos, mas a lista de itens parece interminável. Não existe um termo comum para abranger tudo isso. Novamente, o cessacionismo é uma discussão comum porque as pessoas estão familiarizadas com ele, e existe um termo muito conveniente para ele. Mas existe toda uma esfera de incredulidade além da rejeição dos dons do Espírito, e a maioria das pessoas nem mesmo pensa sobre isso. Entre nós, frequentemente nos referimos a isso, traduzido do chinês, como “ensinamentos de incredulidade” ou “ensinamentos dos sem fé” ou “ensinamentos de não fé” (mais literalmente, “ensinamentos não fé”). E nos referimos às pessoas como “pessoas de incredulidade” ou “pessoas sem fé” ou “pessoas de não fé” (ou “pessoas não fé”). Isso não é o mesmo que quando chamamos as pessoas de “não cristãs” ou “incrédulas”, embora algumas delas sejam de fato não cristãs e incrédulas. Às vezes, usamos termos como derrotismo, teologia deformada e assim por diante. Mas eu acho que incredulismo, sem fé e não fé são melhores como termos mais permanentes. Isso cobriria todo o espectro da incredulidade “cristã”, englobando aquelas coisas que pertencem ao evangelho, incluindo os dons do Espírito, que também estão sob o evangelho.

Toda incredulidade é do diabo. Devemos repreender duramente aqueles que ensinam incredulidade, para que sejam sãos na fé. Pois se eles negam as promessas na Escritura a respeito disto ou daquilo, alegando que significam algo diferente, então como eles podem reter as promessas na Escritura a respeito de sua salvação? Qualquer princípio de interpretação que eles usam para descartar um conjunto de promessas na Escritura também deve ser aplicado às promessas de salvação, e o resultado é que eles se exegetariam diretamente fora do reino dos céus para o fogo do inferno, onde há choro e ranger de dentes. Eles inventam suas próprias teorias, estruturas e suposições e as impõem sobre a palavra de Deus, a fim de substituir os mandamentos de Deus pelas tradições dos homens. Como o apóstolo advertiu, se alguém acrescentar algo às palavras deste livro, Deus acrescentará a ele as pragas que viriam, e se alguém tirar as palavras deste livro, Deus removerá seu nome do livro da vida.

Mesmo assim, eles são destemidos, não possuem temor à Deus e agem como se não estivessem fazendo nada de errado. Quando os expomos com uma representação exata de sua doutrina e revelamos o resultado devastador de sua loucura, eles reclamam que atacamos um espantalho. A verdade é que entendemos a doutrina deles melhor do que eles, e também percebemos todos os ângulos e resultados de sua doutrina. A reclamação de deturpação, quando eles não foram deturpados, sinaliza para mim que eles foram expostos e que estão indefesos contra nós. Uma estratégia de espantalho pode ir para os dois lados. É verdade que, se você atacar alguém usando um espantalho, você parecerá injusto e desinformado. Mas se você se defender usando um espantalho, será exposto como fraco e estúpido, como se seu oponente estivesse exatamente correto sobre você. Eles não sofreram um ataque de espantalho, mas eles estão usando uma defesa de espantalho. Que eles façam esta reclamação no dia do julgamento! Que eles usem a defesa do espantalho diante do trono de Deus!

Há personalidades proeminentes do lado deles — celebridades cristãs. E eles lucram com o povo com os ensinamentos de incredulidade e derrota. Eles confortam o povo, dizendo: “Paz”, quando não há paz, e “Isto é um dom de Deus”, quando o próprio Deus chama isso de maldição. Então, eles colocam um falso dilema e dizem que as promessas de Deus, do Pai que “sabe que você precisa de todas essas coisas”, na verdade visam coisas muito baixas e prometem muito pouco, mas que, em vez disso, olhariam para as promessas “superiores”. Esta é uma desculpa com ar de piedade para rejeitar o sangue de Jesus Cristo. Se você castigar as promessas explícitas do evangelho como muito baixas, muito profanas, muito mundanas, então você não é mais um pregador cristão. Você está pregando algum outro evangelho e alguma outra religião. Veja! Você ainda pode forçar isso o quanto quiser, mas só até ser revelado como um réprobo. Deus é o Deus do céu e não da terra? Ele é o Deus dos montes e não do vale? Esse tipo de teologia dissimulada é inaceitável. O senso bíblico simples de muitas pessoas é prejudicado por causa de grandes nomes, mas isso é idolatria. Deus não faz acepção de pessoas. Cresça! Se você pretende ser um líder para o povo de Deus, terá de crescer, ser inteligente e parar de fazer jogos religiosos farisaicos com a palavra de Deus.

Se estamos satisfeitos com um mestre como este, um mestre de não fé, então estamos satisfeitos com muito pouco, quando podemos ter muito mais. A igreja de Jesus Cristo não está onde deveria estar agora, mas não está totalmente empobrecida. Não precisamos de mestres que ensinem o evangelho com incredulidade — se é que isso é o evangelho — quando temos mestres que ensinam o evangelho com fé. Agora, isso nos leva ao fato de que é ainda mais importante pregar a verdade do evangelho do que refutar e atacar aqueles que o rejeitam. Jesus disse que quando um demônio é expulso de um homem, se ele voltar e encontrar o lugar vazio, ele voltaria com outros demônios mais malignos do que ele, de modo que a condição final do homem é pior do que a primeira. Alguns mestres de não fé desejam parecer vigilantes quanto à verdade do evangelho, mas ouça-os — eles pregam a política do homem em vez das promessas de Deus. Como diz a Escritura: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus”. Vamos, portanto, depois de nos posicionarmos contra a incredulidade, devotar mais esforço para edificar o povo de Deus.

Finalmente, tudo o que é de fé, de poder, do Espírito, tudo o que é de esperança, de vitória, de justiça, tudo o que é de amor, de alegria, de paz, tudo o que é de louvor, de sabedoria, de perdão, tudo o que é de ação de graças, de cura, de abundância e tudo o que é do evangelho de Jesus Cristo, pense nessas coisas. Pois se você crer e ensinar essas coisas, você fará bem. Que a fé e o poder do Senhor Jesus Cristo estejam com o seu espírito.

De: Letters

Vincent Cheung. On Unbeliefism. Disponível em Trace (2018), pp. 4–6. Tradução: Luan Tavares (13/06/2021).

━━━━━━━━━//━━━━━━━━

© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet