“Quando se trata da CFW XXI…”

As Obras de Vincent Cheung
3 min readNov 26, 2020

--

Quando se trata da CFW XXI.I, estou de acordo com a formulação da CFW, mas discordo do significado pretendido pelos autores, e discordo da prática daqueles que seguem a CFW. Seria difícil discordar de uma declaração que diz que devemos adorar a Deus como ele prescreve, e não de acordo com as invenções dos homens e de Satanás!

Temos que fazer algumas qualificações. Certas inovações devem ser permitidas na igreja, mas não devemos necessariamente chamar isso de adoração. Por exemplo, não vejo nada de errado em apresentar uma peça, bonecos ou jogos ao lidar com crianças, mas isso não seria adoração. Os membros da igreja podem fazer todo tipo de coisas juntos, incluindo tomar café, jogar futebol etc., mas isso não seria adoração — exceto no sentido muito geral de viver em união diante da face de Deus. Por esta razão, penso que a reunião principal deve ser reservada para a pregação e tais coisas, e não para jogos e brincadeiras.

Você mencionou danças, e isso seria um bom exemplo para fazer uma distinção. Eu não acredito que performances de dança devam ser permitidas em uma reunião principal, e isso não deve ser considerado adoração. No entanto, a Bíblia realmente ensina a dança como adoração, quando os indivíduos estão tão cheios de alegria que saltam e dançam em louvor a Deus, junto com gritos e cantos altos, como Davi e outros fizeram. Isso tem sido negligenciado e desencorajado nas igrejas tradicionais, para sua vergonha. Mas danças e músicas como performances para os homens, eu rejeitaria.

Então, como um documento cessacionista, a CFW de fato rejeita o culto bíblico, e contradiz seu próprio artigo no XXI.I. Paulo disse que quando nos reunimos, cada um deve ter um hino, um ensinamento, uma revelação, uma língua ou interpretação. E cada um pode profetizar um por um, para que todos possam aprender e ser encorajados. Eu não digo que isso tem que ser feito sempre em todos os domingos ou reuniões principais, mas uma igreja deve encontrar um cenário para que isso aconteça, caso contrário, estaria em oposição direta ao culto bíblico. Também Jesus demonstrou que atos de bondade como curar os doentes devem ser realizados no sábado. Portanto, o culto de domingo deve ser acompanhado pela imposição de mãos para curar os enfermos, com milagres. Qualquer igreja que não faz isso está em desobediência.

A Bíblia ordena a participação de todos os membros, e essa participação é pelo poder do Espírito. Nisso, os carismáticos são muito mais obedientes. No entanto, eles devem aprender a regular essas atividades, como Paulo também instruiu.

Quer seguindo a CFW ou não, as igrejas tradicionais frequentemente cometem o mesmo erro que aqueles que se opuseram a Cristo no passado. Eles são ansiosos para seguir as tradições dos homens, frequentemente substituindo os mandamentos de Deus, e esquecendo o julgamento, a misericórdia e a fé. Como Jesus disse: “Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’”. Mas as igrejas tradicionais frequentemente forçam Deus a aceitar o sacrifício, e não ensinam ou recebem sua misericórdia, como nos milagres de cura. E Jesus também disse: “O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado”, o qual muitos que afirmam ser rigidamente fiéis também esquecem.

Não estou totalmente de acordo com o texto do XXI.V, mas não vou me demorar a explicar nesta resposta. O exposto acima já faz um longo caminho para deixar minha posição clara.

Do: e-mail.

Vincent Cheung. “When it comes to WCF XXI…” Disponível em Trace (2018), pp. 31–32. Tradução: Luan Tavares (03/03/2019).

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet