Qual é o Sentido?
Vincent Cheung, Sermonettes — Volume 1 (2010).¹
Se você insiste que homens e mulheres são escolhidos por Deus para a vida eterna ou para a morte eterna, então não há absolutamente nenhum sentido em evangelizar.
Como acontece com todos os desafios contra as doutrinas da soberania divina e da eleição divina, essa objeção popular é fácil de responder. Também é muito triste, porque a objeção revela a atitude sinistra que está no coração dessa pessoa, algo que ela provavelmente se recusaria a declarar em termos explícitos.
Qualquer pessoa que levanta essa objeção me diz que está longe de Deus e não tem respeito por ele. Isso denuncia uma atitude que diz: “A menos que meu papel seja pelo menos tão importante e determinante quanto o papel de Deus, eu não acho absolutamente nenhum sentido em fazer o que ele me diz para fazer. A menos que minha desobediência contribua direta e necessariamente para a condenação eterna de alguém — fazer com que ele queime no inferno para sempre — não há nenhum sentido em obedecer a Deus, absolutamente nenhum”. Eu teria mais temor de Deus do que isso, mesmo antes de me tornar um cristão. Eu ficaria apavorado demais para me aliar com algo assim.
Em qualquer caso, essa objeção é usada por muitos, senão pela maioria, daqueles que se dizem cristãos, mas que resistem às doutrinas da soberania divina e da eleição divina, e nos diz o que eles realmente pensam sobre Deus. Eles se reúnem todas as semanas para adorar um Deus cujos mandamentos eles considerariam inúteis no momento em que descobrissem que ele tem mais controle do que eles pensavam e que, de fato, não depende deles para realizar seus planos. Como se costuma dizer, com amigos como esses…
Que Deus tenha misericórdia do seu povo.
━━━━━━━━━━━━━━━
¹ Adaptado de uma correspondência de e-mail.
Vincent Cheung. What is the Point? Disponível em Sermonettes — Volume 1 (2010). Tradução: Luan Tavares (01/09/2021).
━━━━━━━━━//━━━━━━━━
Copyright © 2010 por Vincent Cheung
http://www.vincentcheung.com