Pregação de Rua

As Obras de Vincent Cheung
3 min readMay 13, 2021

--

~ do e-mail ~

Você está fazendo o tipo em que fica em cima de uma caixa e grita, ou o tipo em que aborda as pessoas para falar? Ambos os tipos são bons e também podem funcionar juntos. Você pode fazer um breve sermão e então os cristãos podem falar com os indivíduos. Se existe um modelo de aprendiz, e deveria haver, então não precisa haver requisitos muito altos para ingressar, exceto que a pessoa é cristã e cuja doutrina e comportamento não suscitam preocupação especial. Novos ajudantes devem seguir o mentor por um tempo antes de partirem por conta própria.

Algumas pessoas presumem que não deve haver um tipo de conversão de “decisão” instantânea. No entanto, muitas das conversões na Bíblia são desse tipo e duram porque são obra de Deus. Quando isso não acontece, o modelo de “busca” de longo prazo é adequado, mas esse outro tipo é igualmente legítimo. A verdade é que se você disser a alguém: “Você é um pecador, mas Jesus o salva se você crer nele. Você acredita que Jesus é o Filho de Deus?” e ele diz: “Sim”, ele poderia ser genuinamente salvo assim. Por outro lado, os fariseus saltam por cima de todos os tipos de obstáculos, estudam para se tornarem doutores disso e daquilo e depois morrem e queimam no inferno.

Uma razão pela qual algumas tradições são críticas à conversão instantânea ou ao evangelismo de “decisão” é porque seu povo não tem a habilidade espiritual e o poder para fazer isso acontecer. Eles preferem discutir sobre a evolução por quinze anos, e então fazer alguma apologética pressuposicional por outros quinze anos. Depois de tudo isso a outra pessoa está louca o suficiente para matar, mas ainda não ouviu o evangelho. E Satanás venceu. Eles pregam por décadas atrás do púlpito e dez pessoas confessam a fé, e oito delas se apostatam. Eles não têm poder espiritual e preferem uma teologia que se adapte a isso. Mas é possível que alguém receba em minutos. A conversão é uma obra de Deus. O ministério de pregação e evangelismo pode ser altamente eficiente e duradouro ao mesmo tempo.

Claro, o acompanhamento é importante, seja como for. Devemos sempre ensinar as pessoas a buscarem a Deus, mas alguns o buscam para que possam ser salvos, enquanto outros são salvos para que possam buscá-lo. Se o cristão sentir que a pessoa está pronta, ele pode realmente pressionar por uma confissão de fé em Cristo. Não há nada de errado com isso. Dizemos que as igrejas estão cheias de falsos convertidos por causa do evangelismo descuidado. Isso é verdade, mas não precisa ser o caso. Eu poderia executar evangelismo eficiente corretamente. A longa busca não significa necessariamente uma conversão genuína. Isso pode significar apenas que os falsos convertidos constroem mais e mais orgulho religioso à medida que criam raízes na igreja. Muitos deles se tornaram líderes e eruditos no estabelecimento cristão.

Dê algo às pessoas. Nós costumávamos distribuir faixas, fitas e livros. Eles eram caros. Agora podemos apenas consultar um site, de preferência com links para alguns livros ou gravações gratuitas. No entanto, certifique-se de que eles realmente o têm. Incomodaria as pessoas pedir o endereço de e-mail delas, mas se as informações estiverem impressas em cartões de visita, provavelmente elas as aceitarão.

Quanto à abordagem, muito depende do conhecimento do indivíduo, personalidade, medida de ousadia e assim por diante. Nos casos em que verei alguém repetidamente, posso esperar por uma oportunidade natural. Mas no evangelismo de rua, eu provavelmente iria direto ao assunto. Alguns cristãos preferem passar vários minutos ou muito mais fazendo amizade com as pessoas, mas fico entediado de ouvi-los falar sobre suas vidas e suas teorias, especialmente quando são não cristãos. Se a abordagem se adequar à habilidade e temperamento do cristão, então, na maioria dos casos, as pessoas não resistirão (ou não poderão) resistir quando você direcionar a conversa para o assunto que deseja discutir.

Vincent Cheung. Street Preaching. Disponível em Sermonettes — Volume 8 (2015), pp. 99–100. Tradução: Luan Tavares (13/05/2021).

━━━━━━━━━//━━━━━━━━

Copyright © 2015 de Vincent Cheung
http://www.vincentcheung.com

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet