Pois Tu Me Ensinas

As Obras de Vincent Cheung
3 min readFeb 7, 2021

--

Como eu amo a tua lei!
Medito nela o dia inteiro.
Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos,
porquanto estão sempre comigo.
Tenho mais discernimento que todos os meus mestres,
pois medito nos teus testemunhos.
Tenho mais entendimento que os anciãos,
pois obedeço aos teus preceitos.
Afasto os pés de todo caminho mau
para obedecer à tua palavra.
Não me afasto das tuas ordenanças,
pois tu mesmo me ensinas. (Salmo 119:97–102)

Os cristãos muitas vezes lisonjeiam os incrédulos e insistem que, embora eles neguem todas as verdades que Deus nos revela, esses inimigos da fé ainda são eminentemente inteligentes e têm muito a nos oferecer em termos de discernimentos e instruções. É uma questão de sabedoria, dizem eles, conversar com os demônios para que possamos nos tornar como os anjos. E é uma questão de humildade aprender com os filhos das trevas para que possamos nos tornar filhos da luz. Isso é traição contra o Senhor, e não há sabedoria ou humildade nisso. Pelo contrário, a Bíblia nos ensina a nos separar deles e nos opor a eles. Os ensinamentos de Deus estão sempre conosco e nos tornam mais sábios do que os não cristãos, para que possamos derrotar seus esquemas, argumentos e incredulidade.

O mundo respeita as credenciais e os profissionais humanos, e essa mentalidade se infiltrou na igreja a tal ponto que os cristãos também se categorizam e se avaliam pelo sistema não cristão. No entanto, se ficarmos presos em medições humanas, ficaremos limitados pelas realizações humanas. Quando rejeitamos o sistema artificial do homem e dedicamos nossa atenção às palavras de Deus, então nos elevamos acima do que nossos mestres alcançaram e decidiram, e avançamos para o reino da mente de Cristo. O mundo se curva a seus médicos e mestres, e os cristãos implementaram o mesmo sistema para que também possam realizar esse exercício. Mas Deus me diz que eu posso ter mais compreensões do que meus mestres porque eu medito em suas palavras.

Então, a experiência é considerada a maior mestra. Mas se a experiência é a maior mestra, então deve ser uma mestra maior do que o próprio Deus. Portanto isso é blasfêmia, mas é uma blasfêmia que muitos cristãos afirmam de coração. O que aconteceu? Na falta de um guia seguro, os não cristãos escolheram para si substitutos, de modo que, como um homem bêbado leva outro homem bêbado para casa, ambos batem em uma parede e morrem. Quando o povo de Deus é fraco em seu zelo e reverência, a tendência é seguir os incrédulos. Então, os cristãos também acham que a experiência é a melhor mestra. Mas Deus me diz que eu posso ter mais discernimento do que os idosos e os experientes, porque eu sigo os preceitos dele.

Deus estabeleceu a Bíblia como um modo confiável para sua mente entrar em contato com nossa mente e para que os pensamentos dele se tornem nossos pensamentos. O caminho para progredir em Cristo e na vida é pensar nas palavras de Deus o tempo todo e seguir seus ensinamentos. E porque Deus é mais sábio que nossos inimigos, nossos mestres e nossos anciãos, podemos ser também. Podemos romper os clichês de que sempre há algo para aprender com as pessoas, até mesmo com aqueles que negam nossa fé, que há autoridade em credenciais e posições humanas, e que há sabedoria superior em idade e experiência. Eu posso progredir além disso porque através da Bíblia o próprio Deus se tornou meu mestre.

Vincent Cheung. For You Have Taught Me. Disponível em Sermonettes — Volume 6 (2012), pp. 45–46. Tradução: Luan Tavares (09/02/2019).

© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet