Objetos Ocultos no Lar

Vincent Cheung, “Doctrine and Obedience (2012).

As Obras de Vincent Cheung
4 min readJun 8, 2021

Durante uma conversa por telefone algum tempo atrás, você disse que os objetos ocultos em nossos lares ou nos lugares onde ficamos não deveriam ter nenhum efeito sobre um cristão, isto é, a menos que o cristão os tenha voluntariamente adquirido. Eu estou em uma situação em que não sou o dono da casa, então não posso simplesmente descartar esses objetos ocultos, já que pertencem a outras pessoas da minha família.

A Bíblia proíbe a adoração de ídolos e o uso de objetos ocultos, e não há razão para os crentes possuírem essas coisas. Os cristãos às vezes adquirem várias estátuas religiosas e objetos ocultos como decoração e por seu significado cultural. Isso é adultério espiritual.

Quando Paulo viu que a cidade de Atenas estava “cheia de ídolos”, ele não ficou impressionado com admiração artística e cultural, mas “profundamente indignado” (Atos 17:16). Qualquer outra reação indica um defeito espiritual e doença na pessoa. Também é pecado viajar a lugares “cheios de ídolos” para entretenimento ou para satisfazer a curiosidade. Se olhar para objetos demoníacos é a sua ideia de diversão, então há algo muito errado com você.

Isso inclui livros sobre as religiões ocultas e falsas (Atos 19:19) — os cristãos não devem estudá-los ou praticar seus ensinamentos. Isso pode representar um problema para aqueles que desejam pesquisá-los a fim de refutá-los, então irei abordá-los também.

Primeiro, de uma perspectiva bíblica, parece imprudente e até mesmo inadmissível que um ministério se especialize em refutar o ocultismo e as falsas religiões. O ministério cristão deve se focar na apresentação positiva de todo o conselho de Deus. É verdade que isso às vezes acarreta uma refutação direta das ideias não cristãs, do ocultismo e das falsas religiões. Mas quando isso se torna o foco em vez de um reforço aos ensinos bíblicos, então este ministério é defeituoso.

Se um ministro ou erudito deseja realizar uma quantidade extraordinária de pesquisas sobre o demônio, o que inclui todas as religiões não cristãs e materiais ocultos, mesmo que isso seja permitido, ele deve manter comunhão constante com os crentes fiéis e fazer este trabalho em associação com outros cujo foco não está nesta área, mas no avanço positivo dos ensinamentos bíblicos. Ele deveria gastar muito mais tempo com a Bíblia e a literatura cristã do que com materiais demoníacos. Mesmo quando ele supostamente realiza suas pesquisas por amor a Cristo, ele deve perceber que seus estudos colocam a si mesmo e a outros em risco.

Quem desrespeita esses princípios é irresponsável com sua fé. Ele está tentando a graça e a proteção de Deus. Os materiais ocultos oferecem uma tentação semelhante àquela que mergulhou nossos primeiros pais nas profundezas da escuridão espiritual. Muitos que afirmam ser cristãos foram tomados pela promessa de poder e conhecimento proibidos. A Escritura adverte que não devemos ter mais consideração por nós mesmos do que deveríamos, mas devemos exercer nossos dons de acordo com a medida de nossa fé. Devemos ter a mente sóbria e compreender as artimanhas do diabo.

Segundo, o método bíblico de argumentação é suficiente para destruir qualquer ensino oculto ou religião falsa sem pesquisa intensiva. Seria complicado refutar todos os ensinos ocultistas ou religiões falsas com os quais possamos ter de lidar, se primeiro precisássemos pesquisá-los detalhadamente todas as vezes. A abordagem parece ridícula, especialmente porque a maioria dos cristãos nem mesmo aprendeu as coisas mais elementares sobre as doutrinas bíblicas.

Eu posso refutar todos os ensinamentos ocultos e falsas religiões quando os encontro, incluindo aqueles dos quais nunca ouvi falar, porque a revelação bíblica é meu fundamento intelectual e o raciocínio bíblico é minha arma espiritual. Deus nos comunicou a mente de Cristo quando nos concedeu fé para entender e crer em sua palavra. E a mente de Cristo é impossível de derrotar.

Os ministérios contrasseitas podem nem sempre ser ilegítimos, mas muitas vezes são movidos por um enfoque antibíblico e uma obsessão doentia. Frequentemente, eles se tornam ainda mais perigosos do que as doutrinas e organizações que tentam destruir. Às vezes, eles ficam possuídos de raiva e inveja, e direcionam seus esforços contra os cristãos que demonstram fé e poder superiores e, portanto, parecem diferentes dos autodesignados vigias. Como eles são obcecados pelo demoníaco, esses ministérios às vezes são possuídos pelos demoníacos. É possível evitar isso. De fato, se mantivermos um enfoque bíblico e ficarmos obcecados apenas por Jesus, seremos uma voz mais forte contra o ocultismo e as falsas religiões do que um ministério que se foca em pesquisá-los e refutá-los.

Voltando à questão dos itens ocultos e objetos religiosos não cristãos, se você não os trouxe para casa e está além do seu poder removê-los, então parece que você não pecou contra Deus, no sentido que você não é diretamente culpado pelos relacionamentos adúlteros de outras pessoas ou pelos muitos pecados das pessoas na comunidade. Não o afetará no sentido de que nenhum julgamento direto virá sobre você, visto que você removeria esses itens se a situação estivesse sob seu controle.

No entanto, os pecados de outras pessoas e os efeitos nocivos desses pecados podem afetar você indiretamente. O povo de Israel pecou e atrasou Josué e Calebe de entrar em Canaã por quarenta anos, embora esses dois não tivessem pecado. Não foi um julgamento direto contra eles, mas uma consequência natural de pertencer a essa comunidade. Se você está sofrendo as consequências de viver com uma comunidade pecaminosa, então considere sair dela. Se isso for impossível, então ore a Deus por força e proteção, enquanto você continua a interceder pelas pessoas, confrontando seus pecados, para que elas se voltem para Deus.

Vincent Cheung. Doctrine and Obedience (2012), pp. 15–16. Tradução: Luan Tavares (07/06/2021).

━━━━━━━━━//━━━━━━━━

© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

Responses (1)