Marque o Escarnecedor
Marque aquele que faz comentários sarcásticos e zombeteiros quando você se refere às promessas de Deus. Isso é muito comum entre aqueles que afirmam ser cristãos e entre pregadores.
Suponha que você mencione que Jesus disse que quando oramos com fé, receberemos o que queremos. Você deseja encorajar o homem e fazê-lo se alegrar com você, que Deus decretou um modo de obtermos ajuda e bênção.
Mas então esse homem faz uma piada sobre isso. Talvez ele faça uma observação sarcástica sobre a vida difícil dele, ou ironicamente faz um pedido que ele considera como irrealista — eu digo “ele considera” como irrealista porque, se ele tiver fé, ele poderia recebê-lo.
Mas o Espírito de Deus não fala contra si mesmo. O Espírito de Deus não zomba de Jesus (1 Coríntios 12:3). Este homem fala pelo espírito de Satanás. O diabo é aquele que lança dúvidas sobre a palavra de Deus, e ele tem feito isso desde o princípio.
Se ele reage dessa maneira ao que você diz, essa é a atitude dele em relação a Deus. Como Jesus disse, a boca fala da abundância do coração. Há uma amargura e ódio para com Deus neste homem que ele não admite para si mesmo, porque ele assume que ele é santo e humilde por sua atitude negativa e auto-humilhante.
A Bíblia diz que o justo se deleita na palavra de Deus e pensa nela dia e noite. Ele está feliz com a palavra de Deus e a palavra de Deus o faz feliz. Ele está feliz em crer nela e praticá-la. Então ele constrói toda a sua vida sobre ela. E a Bíblia diz: “Tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:3 ARC). Mas também diz: “Bem-aventurado o varão que não […] se assenta na roda dos escarnecedores” (v. 1).
O lugar do escarnecedor é o lugar do réprobo. Não tolere um escarnecedor, mas expulse-o da sua vida, para que ele não lhe derrube junto.
Vincent Cheung. Mark the Mocker. Disponível em Backstage (2016), p. 19. Tradução: Luan Tavares (24/01/2019).