Fragmentos da Mesa do Pregador

As Obras de Vincent Cheung
14 min readJan 17, 2021

--

Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. (João 6:12)

S09–001. Jesus Cristo está vivo. Ele possui toda autoridade no céu e na terra. Ele é o líder espiritual supremo. E ele lhe liberta da falsa religião e da falsa piedade, doutrinas que as pessoas inventaram e acrescentaram aos seus ensinamentos, a fim de que você siga os prejuízos deles em vez de seguir a Cristo. Tudo isso não tem poder sobre você. Aprenda a verdade que está em Jesus e se livre da religião humana. Não há problema em sair, e é necessário que você saia. Não se apegue a ela e não tenha medo. Siga a Cristo. Ele nunca lhe decepcionará. Aqueles que têm fé em Jesus nunca serão envergonhados.

S09–002. Algumas pessoas retratam a vida cristã como miserável. Supõem ser isto uma imagem da santidade. De fato, a vida cristã envolve sacrifício e oposição, porque há pecado neste mundo. Quando você crê na verdade e anda na justiça, e quando você ama a Deus, os incrédulos irão odiá-lo. No entanto, podemos ter uma vida maravilhosa diante disso. Jesus disse que veio para nos trazer uma vida abundante, não uma vida miserável. Não é uma vida em que os problemas nunca ocorrem, mas é uma vida de vitória sobre esses problemas. É fácil ser infeliz, tão fácil que até mesmo os incrédulos podem ser. Apenas não faça nada, não acredite em nada, não seja nada, e você será infeliz. No final, quem sofre é você, e isso é desnecessário. A vida cristã é uma vida maravilhosa. É uma vida de promessa, de propósito, de poder, uma vida de fé, de conhecimento, de amor e esperança e de alegria inefável.

S09–003. A teologia cristã tipicamente oferece falso conforto ao permitir que as pessoas se sintam piedosas, até mesmo heroicas, em sua incredulidade e derrota, e até mesmo menospreza aqueles que afirmam a fé e a vitória através de Jesus Cristo. Esta é a teologia do derrotado e do herege. É a razão pela qual os incrédulos ridicularizam a religião como uma muleta psicológica, porque as pessoas que acreditam nessa falsa teologia exploram Deus para transformá-lo nisso. Eles acham que o sofrimento é romântico, mas o sofrimento é grotesco. O sofrimento apenas ocorre porque o pecado contaminou o mundo. Não digo que uma pessoa sofre apenas como consequência direta de um pecado particular que tenha cometido. Isso pode ou não ser o caso, mas uma pessoa pode sofrer apenas porque vive neste mundo em que há pecado. No entanto, isso não significa que ela deva continuar sofrendo, se está ou não sofrendo por seu próprio pecado. Jesus sofreu em nosso lugar e nos beneficiamos de seu sacrifício pela fé. A fé vence. A fé supera. Mesmo que isso não altere a situação, você não ficará cabisbaixo, mas gritará de alegria diante de um ataque avassalador. Mas a fé pode realmente mudar a situação. Nossa vitória não é apenas psicológica.

S09–004. A confissão de fé em Cristo não é um voto de doença, pobreza e derrota. A confissão de fé em Cristo é uma declaração de identificação com Cristo, dependência de Cristo e vitória em Cristo. Deus não se incomoda em curar pessoas. A Bíblia mostra que ele cura as pessoas se suas condições são terminais ou se suas condições são meras inconveniências. E Deus não se incomoda com pessoas prósperas. A Bíblia mostra que ele prospera as pessoas com muito mais do que elas precisam. Também ensina princípios para aumentar e administrar riqueza. Nunca devemos valorizar nada mais do que Deus, e devemos usar o que temos para promover o evangelho, mas isso é uma questão separada do que Deus está disposto a nos dar e do que somos prometidos ou autorizados a aceitar pela fé.

S09–005. O perdão é impossível sem fazer um julgamento moral, porque a menos que você pense que alguém errou, não há nada a perdoar. Deus pensa que as pessoas estão erradas o tempo todo. O que ele faz sobre isso é outro assunto. Isso nem sempre quer dizer que ele irá punir a pessoa. Para seus escolhidos, ele já puniu seus pecados em Cristo, e não há mais nada para o seu povo pagar. Se tenho a mente de Cristo — a visão de Deus ou a visão de Cristo — então também pensarei como ele. Assim, acho que as pessoas estão erradas o tempo todo. Isso não significa que eu as persigo e as faça pagar. Deus vai persegui-las. Ou a graça de Deus irá alcançá-las, ou sua ira os alcançará. Deus as pegará de um jeito ou de outro.

S09–006. Os judeus queriam fazer de Jesus o rei pela força (João 6:15). Alguns cristãos ainda estão tentando fazer isso.

S09–007. Olhe para a teologia deles. Eles atacam aqueles que têm fé nas promessas de Deus para coisas boas, e forçam o assunto de volta à “vontade de Deus”. Se eles realmente honram a soberania de Deus, então ouvirão o que ele diz e crerão. Eles acham que são super-humildes quando cantam: “Tende o teu próprio caminho, Senhor”. Tudo o que ouço é: “Pago o meu próprio caminho, Senhor”. Eles querem estar por cima de tudo, como se fossem espirituais e não mundanos, mas eles estão tão cheios de orgulho que não se aproximam e recebem de Deus como filhos.

S09–008. Um pregador disse: “Deus não está aqui para resolver seus problemas”. Então quem fará isso? Esse pregador certamente não está resolvendo os problemas de ninguém. Alguns cristãos pensam que somos centrados em Deus somente se estamos trabalhando mais para Deus do que ele está trabalhando por nós. Estamos aqui para resolver problemas dele, mas ele não está aqui para resolver os nossos! Mas isso é o oposto de ser centrado em Deus. É o oposto de ter a mentalidade da aliança. A Bíblia diz que ele não é realmente servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa. A partir dessa perspectiva, até mesmo o seu ministério é algo que Deus está fazendo por você. Deus pode fazer tudo sozinho, mas Paulo diz que deseja ser cooperador conosco.

S09–009. A ciência não é Deus. Não é verdade. Não é conhecimento. Não é racional. A ciência é pessoas.

S09–010. As pessoas que são contra um evangelho de “saúde e riqueza” fazem parecer que estão acima de todas essas coisas mundanas. A verdade é que elas ainda precisam das mesmas coisas, e ainda querem as mesmas coisas, às vezes muito mais do que as que criticam. Elas ainda buscam essas coisas, mas apenas fazem isso com seus próprios esforços, em vez de dependerem de Deus para elas. Elas querem fazer parecer que são centradas em Deus, mas são os mais egocêntricos, porque em vez de ter fé em Deus para essas coisas, dependem de si mesmos para obter as mesmas coisas. Deus sempre se agradou daqueles que vêm a ele e pedem o que querem pela fé. Quando você faz isso, você está tratando-o como Deus e não como alguém que precisa do seu serviço.

S09–011. A ciência é pessoas e as pessoas são estúpidas. Obtemos a ciência que queremos, não a ciência que é verdadeira.

S09–012. As pessoas que atacam as promessas de saúde e riqueza da Bíblia querem que pensemos que não se importam com essas coisas, que estão acima de tudo. Mas elas se importam, muitas vezes mais do que as pessoas que criticam. A diferença é que não têm fé para poder receber de Deus, e assim se esforçam para conseguir as mesmas coisas pelo seu próprio esforço. Elas chamam isso de mandato cultural.

S09–013. “Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros. Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre” (Salmo 112:1–3). Uma verdade Inconveniente?

S09–014. Um homem me disse que ele se associou com incrédulos porque Jesus fez isso, e para que ele pudesse evangelizar alguns deles. Eu perguntei se ele alguma vez pregou o evangelho a algum deles quando saiu para jantares, festas e eventos. Ele fez uma pausa, depois admitiu que nunca havia feito isso. Nem uma vez. Foi apenas uma desculpa para jogar. Jesus se associou com pessoas que a sociedade odiava, como coletores de impostos e prostitutas, não pessoas como seus colegas, amigos e parentes. Ele também associava pessoas que o odiavam, como os fariseus. Algumas dessas pessoas eram ricas, poderosas e educadas, mas não eram como seus amigos comuns, com quem você gosta de jogar e assistir a filmes. Então não compare os dois. Se você quiser jogar, apenas jogue. Não diga às pessoas que é ministério. Não é. A verdade é que você admira não cristãos, e prefere amigos mundanos e incrédulos. Você se associa com eles para sua diversão, não para o benefício deles. Apenas faça isso, mas chame pelo nome.

S09–015. O cessacionismo é o pôr do sol da fé.

S09–016. O mundo sanciona seu ódio e rejeição a Deus no ateísmo. A igreja sanciona seu ódio e condenação a Deus no cessacionismo. O cessacionismo é um ateísmo “cristão”.

S09–017. Já que eles estão errados, e já que eles têm sido tão abusivos para com aqueles que têm fé, os cessacionistas são um jogo justo para qualquer um que queira atirar neles. Não deve haver misericórdia nem simpatia. É temporada de caça ao cessacionismo. Não mostre restrição.

S09–018. O cessacionista é o pior pecador e herege. Ele endurece seu coração contra o Espírito Santo e fala contra suas obras. Ele também tenta exterminar o Espírito em outras pessoas. O cessacionista não deveria ter lugar no mundo cristão. De fato, o cessacionista não deveria ter lugar na criação de Deus, nem em qualquer parte da realidade.

S09–019. Não mostre misericórdia ao cessacionista intelectualmente. Mate-o com a espada do Espírito. Queime o cadáver com o fogo da Palavra. Em seguida, corte-o em pedaços e mande-os de volta ao diabo.

S09–020. Não há futuro em uma tradição que não acredita em toda a Bíblia. Ela pode continuar a existir, mas apenas falará de si mesma e dificilmente fará a obra de Deus.

S09–021. Jesus diz: “Seja feito conforme a tua fé”. Esta é uma sentença de morte para o cessacionista, porque sua fé é bastante sombria e pessimista. É o pior pesadelo dele. Isso pode significar um desastre para toda a sua família. Mas para alguém que tem fé, esta declaração significaria que ele está recebendo tudo o que sempre quis.

S09–022. Os cessacionistas são os inimigos de Cristo e dos cristãos. Na verdade, eles são os inimigos de toda a humanidade, incluindo os incrédulos, porque a mensagem deles tenta roubar o próprio Deus de todos através da incredulidade e do engano. Eles tornam mais difícil para os incrédulos virem a Cristo. Eles pregam um Deus que está oculto, quando Deus tem se revelado como ele fez na Bíblia. Deus testifica a eles que ele tem trabalhado, mas eles suprimem a verdade em sua maldade. Aqueles que apoiam os cessacionistas compartilham sua condenação. Todo homem e mulher tem a responsabilidade de se levantar e destruir o cessacionismo. Até mesmo os não cristãos devem participar.

S09–023. Deus parece estranho e errado para alguém que adora a Satanás. O fogo do Espírito parecerá “fogo estranho” para alguém que carrega a tocha de Lúcifer. É porque o fogo da fé não é fogo do Espírito, ou é porque o altar da incredulidade é um altar para o diabo? Se sua alma queima com nada além do fogo do inferno, então qualquer outro tipo de fogo parecerá estranho para ele.

S09–024. Eu não endosso qualquer ministério que seja dedicado a uma função negativa — como caçadores de heresias ou observadores de cultos. Se devemos tê-los, então os cristãos devem estabelecer organizações dedicadas a exterminar o cessacionismo. Isso deverá incluir cessacionistas, seminários e denominações que atuam para sustentar essa falsa doutrina. A heresia e culto cessacionista não deveriam existir em nenhum lugar desta galáxia.

S09–025. Orar “se for a tua vontade” ou “tua vontade será feita” em uma oração de petição é quase sempre errado. Na maioria das vezes, se você não conhece a vontade de Deus antes de orar, ou não conhece a Bíblia ou não acredita nela. Você pode pensar que parece humilde, mas significa apenas que você endureceu seu coração contra o que Deus promete. Você se recusa a crer nele. Você critica os carismáticos por não encontrar a vontade de Deus na Bíblia? Mas quando você ora, flerta com alguma “vontade de Deus” desconhecida, em vez de encontrá-la da palavra de Deus. Você é um fariseu alheio à religião, sem fé e hipócrita.

S09–026. O cessacionismo adapta a teologia cristã para combinar com a experiência não cristã. Isso reduz Deus a um princípio heurístico. Ele guia a ética, mas não produz efeitos reais e óbvios. É um ataque furtivo que busca neutralizar o Cristianismo a partir de dentro.

S09–027. A incredulidade é uma sentença de morte. Não há futuro em uma tradição da igreja que defina a ortodoxia a partir dela.

S09–028. Como já demonstrei várias vezes, a base principal para a cura, profecia, milagres e dons espirituais é a revelação existente, até mesmo a antiga revelação. Assim, dizer que essas coisas cessaram não é negar a ocorrência de nova revelação, mas negar toda a revelação, inclusive a antiga revelação. O cessacionismo não impede novas revelações, mas ataca a revelação existente — tudo ao mesmo tempo.

S09–029. O cessacionismo não é o fim dos milagres, mas o fim de Deus. O pior uso da doutrina da soberania divina é aquele que diz que, porque Deus é soberano, ele não mais honrará sua palavra realizando milagres, que ele poderia soberanamente cessar de fazer o que prometeu. Isso é pior que o Arminianismo e o Teísmo Aberto.

S09–030. Os cessacionistas deixaram de ter fé em Deus, na Bíblia, em seu poder e em suas promessas. Eles ainda gostariam de pensar em si mesmos como cristãos, e assim transformam essa religião numa coisa teórica. Eles vão aos trancos e barrancos e murmuram alguns mantras. Mas eles são zumbis religiosos. Eles são cadáveres de fé. Eles atacam e se alimentam de outros para se sustentar. Sua vida religiosa consiste em criticar aqueles que têm vida. Eles não têm vida em si mesmos e, portanto, devem sobreviver rasgando aqueles que têm vida e banquetear-se com sua carne.

S09–031. Tanto as fraudes carismáticas quanto as cessacionistas devem ser expostas, mas todos os cessacionistas são fraudes porque a teologia deles é falsa, e visto que a teologia deles é falsa e têm conseguido caminhar por tanto tempo, a maioria dos ataques pelos séculos vindouros devem ser concentrados neles.

S09–032. Você não sente vergonha alheia quando alguém o chama de “reverendo” ou “doutor”? Mas você gosta disso. Por quê?

S09–033 Eu não sou contra a medicina como tal. Eu sou contra transformar qualquer coisa em um ídolo, de modo que um homem olha para ele em vez de olhar para Deus. Eu sou contra depender de algo para nos ajudar quando Deus prometeu que nos ajudaria de outra maneira. Eu não sou contra a medicina. Sou a favor da cura. Eu acho que o homem deve buscar saúde, e ele deve primeiro buscá-la pela fé em Deus.

S09–034. Observação profissional de culto não é ortodoxia. A verdadeira ortodoxia é caracterizada pelo poder e misericórdia de Cristo, resultando em perdão, milagres de cura e segundas chances (Marcos 5:18–20). Então, da gratidão, jorra louvor e verdade sobre Jesus Cristo. Esta é a verdadeira ortodoxia.

S09–035. Se você não prega que Deus cura as pessoas através de milagres, você não é centrado em Deus. Se você não orar pelos enfermos, você não tem compaixão. Se é espiritual ajudar os pobres, os famintos, os órfãos e as viúvas, então é pelo menos tão espiritual orar pelos enfermos para demonstrar o poder e preocupação de Deus, e aliviar o sofrimento das pessoas. Se é espiritual ajudar os pobres, os famintos, os órfãos e as viúvas quantas vezes pudermos, então é pelo menos tão espiritual orar pelos enfermos quantas vezes pudermos. O mais anticristo, antievangelho, e antiespiritual é fingir ser um cristão dedicado, um defensor da fé, um observador dos cultos, mas então não faz nenhum esforço para orar para que Deus faça milagres ajudar pessoas. Justificar isso, culpando Deus e alegando que ele não faz mais certas coisas para ajudar as pessoas, torna a pessoa pior do que um incrédulo.

S09–036. João 9:35–37. Aqui a cura mostra que Jesus Cristo é verdadeiro e bondoso.

S09–037. O ministério de cura é estabelecido em uma base bíblica que é um número de vezes maior do que a base bíblica para o batismo e comunhão juntos. No entanto, exige fé genuína para produzir sucesso, enquanto as outras práticas podem ser falsificadas sem fé. Portanto, os cristãos cuja fé não pode subir acima do nível da cerimônia se recusam a praticar o ministério de cura e tentam destruí-lo.

S09–038. Tiago 5:14–15 e outros versículos que ensinam e ordenam milagres de cura são tão autoritários quanto Romanos 10:9, 1 João 4:2–3 e outros versículos da Bíblia. Portanto, esses versículos podem ser usados ​​como testes da ortodoxia tanto quanto outros versículos. Um pastor que se recusa a orar pelos enfermos com a intenção de que Deus os cure através de milagres deve perder seu cargo e seu salário. Se ele não ficar de boca fechada, mas espalhar incredulidade na congregação, ele deve ser fisicamente expulso da comunidade.

S09–039. Pregadores são criticados por realizar serviços de cura, nos quais a principal finalidade dos serviços é pregar sobre a cura e orar pela cura, ou pelo menos uma parte significativa do tempo seria dedicada a orar pelos enfermos. Uma queixa é que isso parece prometer que Deus realizaria milagres de cura nessas situações, quando deveríamos nos submeter à soberania de Deus. Uma crítica como essa expõe a incredulidade e a ignorância dessas pessoas. Claro que devemos realizar serviços de cura. É claro que devemos dizer às pessoas que Deus realizará milagres de cura. O próprio Jesus tinha serviços de cura, e o próprio Deus prometeu que curaria as pessoas quando orássemos com fé. O problema está nos críticos. Se eles acreditam na fidelidade de Deus ou na inspiração da Escritura, eles certamente estão fazendo um trabalho notável em escondê-la.

S09–040. Mesmo quando ensinamos a doutrina da cura diretamente da Bíblia, os cristãos muitas vezes se opõem: “Mas Deus pode não querer curar a todos”. Quão inteligente. É como se nunca tivéssemos pensado nessa objeção antes. O que isso significa? Isso significa que Deus cura apenas 99%? Mas eles nunca dizem: “Deus pode não querer curar todo mundo, embora eu ainda não tenha visto ele deixar de curar alguém”. De alguma forma, esperamos encontrar o cara azarado em todos os lugares! E eles nunca dizem: “Pode não ser a vontade de Deus curar a todos, mas ele sempre me cura. Sempre”. Não, quando alguém faz essa objeção, ele geralmente quer dizer que Deus cura 1%, e olhe lá. Alguns deles realmente não esperam que Deus cure ninguém — 0%. Eles pensam assim apesar do que Deus diz sobre o assunto. É uma desculpa para esconder sua incredulidade sob o que parece ser respeito pelos desejos de Deus, quando Deus já declarou seus desejos na Bíblia. Como ele sabe que Deus não quer curar todo mundo? O que a Bíblia diz? A objeção é uma farsa. Mesmo que Deus cure apenas 1%, isso é irrelevante. Por que isso importa para você, se você tem fé? Se Deus cura apenas uma pessoa hoje, por que não pode ser você? Deixe ser você. Deixe ser sempre você.

S09–041. Jesus disse que a cura era o pão dos filhos. Ela pertencia aos herdeiros da aliança. Uma mulher pagã, que não tinha os direitos da aliança, recebeu um milagre de cura para sua filha, dizendo que comeria as migalhas que caíam da mesa dos filhos. Jesus elogiou sua fé e concedeu o pedido. Assim, aquele que recusa a cura pela fé ou que ensina contra a cura não é um crente superior. Ele é pior que um cachorro pagão, latindo loucamente fora de casa.

Vincent Cheung. Scraps from the Preacher’s Table. Disponível em Sermonettes — Volume 9 (2016), pp. 63–69. Tradução: Luan Tavares (23/01/2019).

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet