Fora do Egito, Morto em Pecado
Ora, um homem é salvo não por ouvir o evangelho, mas por crer no evangelho. Como está escrito: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”. Ali se refere àqueles a quem Deus resgatou da escravidão com mão poderosa e com sinais e maravilhas: “Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?”. Deus tirou o povo do Egito — eles já estavam fora, já estavam livres! Eles eram uma igreja em si mesmos, mas depois ele os rejeitou e os deixou para morrer no deserto.
Da mesma forma, o apóstolo escreveu: “Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo”. Eles estavam reunidos. Eles foram batizados. Eles comeram do mesmo alimento espiritual. Eles até beberam da mesma bebida espiritual da rocha que era Cristo. No entanto, nem todos foram salvos: “Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto”.
Você acha que está seguro porque se filiou a uma igreja? Então você estuda para cima e baixo, argumenta a torto e a direito, para obter um batismo adequado. Você acha que seria salvo se comer e beber de Cristo? As pessoas que seguiram a Moisés também foram batizadas, e comeram e beberam de Cristo, mas Deus os rejeitou e espalhou seus cadáveres. Por quê? A Escritura diz: “Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar”. Você está salvo se tiver fé. Mas como você pode dizer que tem fé, se endurece o seu coração e se recusa a ouvir a voz dele nas promessas do evangelho de justiça, cura, milagres, visões e sonhos, e poder do Espírito Santo? Não há outro evangelho.
Se aqueles que se opuseram a Moisés pereceram sem misericórdia, o que acontecerá com aqueles que rejeitam Jesus Cristo, que nos ordenou realizar as mesmas e maiores obras, e receber poder do alto, para que possamos ter visões, sonhos, profetizar , curar os enfermos e realizar todos os tipos de sinais e maravilhas? Essa mensagem foi declarada primeiro pelo próprio Senhor e confirmada pelos apóstolos. “Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres”. No Pentecostes, Deus concedeu poderes miraculosos a cento e vinte pessoas, noventa por cento das quais não eram apóstolos. Depois a Escritura registra que Deus continuou a dar testemunho da mensagem por meio de sinais e maravilhas, e novamente, a maioria deles frequentemente era feito por discípulos que não eram apóstolos.
Então Deus nos confirmou que Jesus quis dizer o que disse, que daria poder aos discípulos pela fé em Deus e pelo Espírito Santo, e que eles realizariam as mesmas obras e as obras maiores. Por meio de sinais e maravilhas, Deus nos demonstrou que tornou os sinais e maravilhas possíveis para nós. Mesmo assim, você não creria e, depois afirma que tem uma parte na defesa e confirmação do evangelho? Cara, você se engana. Você é salvo apenas pela fé, e apenas pela fé no evangelho, e o único evangelho é aquele que vem com poderes milagrosos pelo nome de Jesus e pelo Espírito Santo, por todas as gerações, e “para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.
Portanto, não é pelo ouvir o evangelho que o homem é salvo, mas pela crença no evangelho que o homem é salvo. O evangelho é o que é. Se você não crê, então você não crê, e você não é salvo. “Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, que nenhum de vocês pense que falhou. Pois as boas-novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram”.
Permanecer no deserto não é prova de que você foi aceito — mesmo que você tenha escapado do Egito, e mesmo que você tenha se reunido e se batizado, e se comeu e bebeu de Cristo. Aqueles que têm fé em Deus também cumprirão suas promessas pela fé. Sem fé, Deus vai deixá-lo morrer em seus pecados. Como diz a Escritura: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos”. Sem fé, a festa de Deus estaria bem diante de você nas promessas do evangelho, mas você não seria capaz de receber nenhuma delas, porque você seria esse inimigo.
Mais uma vez então: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”. Deus está chamando você de novo. Eis aqui mais uma chance: Arrependa-se.
Vincent Cheung. Out of Egypt, Dead in Sin. Disponível em Trace (2018), pp. 10–11. Tradução: Luan Tavares (05/05/2021).
━━━━━━━━━//━━━━━━━━
© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.