Filipenses 2:19–30
Extraído de Commentary on Philippians (2014).
Espero no Senhor Jesus enviar Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês. Não tenho ninguém que, como ele, tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo. Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai. Portanto, é ele quem espero enviar, tão logo me certifique da minha situação, confiando no Senhor que em breve também poderei ir.
Contudo, penso que será necessário enviar de volta a vocês Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente. De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar.
Jesus Cristo é o melhor exemplo de abnegação e de considerar os interesses do reino de Deus acima de nossos próprios interesses. Os cristãos podem imitar o seu exemplo, porque é o Espírito de Cristo que nos capacita a fazê-lo. De fato, o Espírito fez uma obra tão poderosa de conversão e santificação em Timóteo e Epafrodito que Paulo não pode deixar de elogiar a atitude e serviço deles, mesmo enquanto escreve sobre seus planos de viagem. Esses dois servos de Cristo exemplificam as prioridades cristãs que Paulo deseja reforçar nos filipenses.
Paulo escreve que Timóteo tem “interesse sincero” no bem-estar dos crentes. Enquanto cada um cuida de seus próprios interesses, Timóteo cuida dos interesses de Jesus Cristo. Paulo deseja que todo cristão se torne alguém assim — alguém que zela pelos interesses de Jesus Cristo. Este é o teste pelo qual devemos examinar cada ministro e cada crente — ele zela pelos seus próprios interesses ou pelos interesses de Jesus Cristo? Ao longo desta carta, Paulo deixa claro que os interesses de Jesus Cristo têm a ver com a defesa do evangelho e a maturidade dos santos.
Uma mulher me disse que saiu da sua igreja porque seu pastor cancelou o projeto de resgate de animais da igreja devido à falta de fundos. O fato de a igreja ter um projeto de resgate de animais em primeiro lugar me surpreendeu, mas à medida que a mulher continuava vomitando seu ódio pelo pastor, ficou claro para mim que ela nunca se interessou pela defesa do evangelho e pela maturidade dos santos. Antes, ela estava tentando usar a igreja para promover o que ela considerava importante, que acabou tendo muito pouco a ver com os crentes ou a humanidade em geral, mas tinha tudo a ver com os animais. Ela queria que eu validasse sua perspectiva; em vez disso, eu disse a ela que ela estava cheia de orgulho e amargura, ao que ela gritou comigo e foi embora. Era improvável que ela fosse uma cristã em primeiro lugar.
Devemos examinar nossas prioridades e projetos para ver se eles estão realmente servindo para promover os interesses de Cristo, em vez de apenas presumir que estão. Podemos descobrir que muitas das coisas que fazemos têm muito pouco a ver com Cristo, mas o mencionamos em conexão com o que estamos fazendo apenas para nos fazer sentir melhor sobre perder nosso tempo com assuntos sem importância. Os interesses de Cristo têm a ver com a defesa do evangelho e a maturidade dos santos — nunca perca de vista essas coisas.
Timóteo provou seu valor. Sua fidelidade ficou evidente na maneira como ele serviu com Paulo na obra do evangelho como um filho serve com seu pai. Isso nos leva a considerar o relacionamento entre Paulo e Timóteo. É verdade que sua lealdade deve ser para com Cristo. Ele é aquele que morreu por você, e ele é o único mediador entre você e o Pai. Se alguma vez for necessário escolher entre ser leal a Deus ou ser leal a um homem, então é claro que você deve manter sua lealdade a Deus.
Dito isso, Deus organiza relacionamentos humanos entre os cristãos para que você se encontre sob a autoridade de outro crente em sua obra pelo evangelho. Usando o casamento como ilustração, embora Cristo seja o único salvador e mediador da mulher, Deus também a colocou sob a autoridade do marido. Embora sua lealdade seja a Cristo, ela também deve ser leal a seu marido.
Da mesma forma, embora a lealdade de Timóteo seja a Cristo, Deus providenciou para que ele tivesse um vínculo especial com Paulo, para que pudesse servir com o apóstolo na obra do evangelho. Portanto, em outro lugar, Paulo lembra a Timóteo que, assim como ele não deveria ter vergonha de Cristo, ele também não deveria ter vergonha de Paulo (2 Timóteo 1:8). Timóteo provou ser fiel na obra do evangelho e, além disso, ele foi fiel a Paulo enquanto fazia a obra do evangelho, como um filho com seu pai. Ele não se ressente do arranjo de Deus, mas se submete à autoridade humana legítima. Ele difere daqueles que fazem a obra do evangelho por “inveja”, “rivalidade” e “ambição egoísta”.
Paulo também elogia Epafrodito, cuja abnegação e autossacrifício são condizentes com um verdadeiro ministro do evangelho. Ele está angustiado não porque esteve doente, mas porque sabe que os filipenses ouviram que ele estava doente. Em vez de se concentrar em seu próprio bem-estar, ele se preocupa que os outros crentes se preocupem com ele. Essa também é a atitude de Paulo e, portanto, o apóstolo o está enviando de volta aos filipenses. Epafrodito arriscou sua vida ajudando Paulo. Hoje, a maioria das pessoas que afirmam ser cristãs não arriscaria perder um pouco de sono ou dinheiro para um pregador, para não dizer suas próprias vidas! Mas é isso que a verdadeira abnegação exige. Epafrodito não tinha em mente seus interesses pessoais, mas os interesses de Jesus Cristo, e então ele estava disposto a arriscar sua vida pela mensagem e pelo mensageiro. Paulo escreve: “Honrem homens como este”.
Vincent Cheung. Commentary on Philippians (2014), pp. 36–37. Tradução: Luan Tavares.
A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas deste livro pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.