Fé para ser Curado
Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: “Levante-se! Fique em pé!” Com isso, o homem deu um salto e começou a andar. (Atos 14:8–10)
Vários pregadores e teólogos insistem que seria errado dizer que se uma pessoa tem fé para ser curada, ela seria curada. Isto é como dizer que, se eu tenho fé para mover uma montanha, essa montanha ainda pode não se mover. Em outras palavras, esses pregadores e teólogos insistem que Jesus mentiu para nós, porque Jesus foi quem disse que se alguém tem fé, ele pode ordenar que uma árvore seja arrancada e que uma montanha seja lançada ao mar e isso aconteceria.
Uma explicação melhor é que a pessoa tem fé em Deus para salvá-la, mas não tem fé em Deus para curá-la. Ela não tem fé para a cura, mesmo que tenha se iludido pensando que tem. Visto que a fé é um dom soberano de Deus, e visto que Jesus disse que a fé poderia até mover uma montanha, então para alguém ter fé para a cura significa necessariamente que ele receberia a cura.
Não há espaço para a objeção de que isso nega a soberania de Deus, porque primeiro reconhecemos que a fé é um dom soberano de Deus. Por outro lado, isso significa que aqueles que insistem em que alguém pode ter grande fé para a cura e ainda não receber a cura fizeram da fé uma questão de vontade do homem e negaram a soberania de Deus. E o fato de terem falhado em resolver esse assunto dessa maneira, que requer apenas a inferência mais simples da Escritura, significa que seu orgulho em seu próprio intelecto e erudição é infundado.
Jesus associou a cura à fé das pessoas. Repetidas vezes, ele disse aos que receberam a cura: “A sua fé o curou” e “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm”. Quando ele não realizou muitos milagres, qual foi a explicação? “E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:58). E quando seus discípulos falharam em realizar milagres, qual foi a explicação? “Porque a fé que vocês têm é pequena” (Mateus 17:20).
Aqui também chegamos à verdadeira razão dessa relutância em associar fé e cura — é uma conspiração contra a doutrina bíblica para encobrir e justificar a incredulidade. Como nos dias de Jesus, os eruditos religiosos usavam o treinamento deles para inventar explicações extensas para a sua falta de fé na graça e no poder de Deus, e para justificar sua perseguição contra aqueles que tinham essa fé. Mas suas teorias e formulações complicadas são incapazes de resistir às claras declarações da Escritura. E eles são expostos e embaraçados por qualquer um que creia no poder de Jesus Cristo e ousa proclamá-lo. O poder de Deus nunca cessou, mas a fé no poder de Deus cessou.
Talvez você tenha sido exposto a uma teologia da incredulidade por tanto tempo que se tornou um aleijado espiritual. Os pregadores e os teólogos quebraram suas pernas e partiram sua espinha. Eles lhe colocam em uma cadeira de rodas e garantem que você tem muita fé. Você ficará bem desde que não saia da linha ou faça qualquer coisa para perturbá-los. Porém, ao ler a Bíblia por si mesmo, você não pode deixar de se perguntar se o poder realmente morreu. Uma expectativa começa a se agitar dentro de você. Esta é a voz do Espírito de Deus, despertando sua fé para a verdade sobre Jesus Cristo. Mas então as trevas opressivas dos pregadores e teólogos voltam correndo, e assim você apaga o Espírito e se submete às doutrinas e tradições dos homens. Agora, embora eles tenham mais diplomas do que você tem cuecas, a menos que essas pessoas o encorajem a ter mais e mais fé — não apenas fé duradoura e fé sofredora, mas fé que opera milagres, fé que move montanhas — suas cuecas são mais úteis, porque esses charlatães estão enganando você.
Esta é sua vida. Esta é a sua fé. Não permita que ninguém o engane das bênçãos de Jesus Cristo e depois use-o para encobrir sua própria incredulidade e rebelião. Eles terão que responder a Deus, mas por que deixá-los arrastar você para baixo com eles? Por que você deveria sofrer porque eles não podem crer que Jesus ainda faz milagres hoje e que as manifestações do Espírito continuam com grande poder? Ouça as palavras de fé e poder diretamente de Jesus nos Evangelhos.
Mesmo se você não tenha fé para curar ou o que os teólogos dizem que você não pode ter, comece ajustando sua percepção de Jesus daquele que a incredulidade lhe apresenta de volta ao que a fé lhe apresenta, ao Jesus que a Bíblia lhe apresenta. Abra sua mente para as possibilidades da graça e do poder de Deus. Deixe a fé ser revivida. Não deixe a incredulidade mantê-lo abatido. Se você não pode ficar de pé com as pernas, levante-se em seu espírito. Creia! Tenha fé! E levante-se! Esse homem nunca andou, mas quando teve fé em Jesus Cristo, ele andou. Quando você tem fé em Deus, ele lhe dará poder para romper suas limitações e fazer o que você nunca fez antes. E então toda a incredulidade e tradição dos homens não darão em nada.
Vincent Cheung. Faith to be Healed. Disponível em Sermonettes — Volume 7 (2012), pp. 53–54. Tradução: Luan Tavares (04/09/2019).
Sobre o autor: Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos.
Site oficial: https://www.vincentcheung.com/