Fé e Soberania Divina

As Obras de Vincent Cheung
2 min readOct 14, 2020

--

A Bíblia usa a soberania de Deus para explicar por que algumas pessoas não podem ter fé no evangelho e, portanto, não podem receber a promessa de Deus (João 6:44, 65, 10:26, Romanos 9:18). Elas estão condenadas. Elas não serão salvas. A Bíblia nunca usa a soberania de Deus para ensinar que algumas pessoas podem ter fé na promessa — mas por causa da vontade de Deus — ainda não podem receber a promessa. Deus recusa a fé aos réprobos, mas nunca recusa a fé aos seus escolhidos e nunca recusa a sua promessa aos que têm fé.

A promessa é que podemos receber cura para nós mesmos e ordenar a cura em outros pela fé, e a própria fé está sob a soberania de Deus. Mas Deus nega a fé apenas aos réprobos. Portanto, uma pessoa não pode reivindicar aceitar o ensino da Bíblia sobre a cura, mas ao mesmo tempo se justificar e afirmar que Deus não lhe deu fé para ser curada. Visto que a fé está sob o controle soberano de Deus, seus escolhidos têm a garantia de ter fé em todas as suas promessas.

O fato de Deus ser soberano sobre a própria fé destrói todas as justificativas para rejeitar a promessa de cura do evangelho. Na verdade, descobrimos que Deus com frequência nos infunde soberanamente com ainda mais fé do que normalmente possuímos, para receber e ordenar milagres ainda maiores do que pensávamos ser capazes. Milagres acontecem pela fé, e a vontade de Deus nega a fé apenas aos réprobos. Portanto, quanto mais alguém afirma que não recebeu a promessa de Deus por causa da vontade de Deus, mais ele insiste que é réprobo, criado para a condenação e reservado para a tortura eterna no fogo do inferno.

*Adaptado de Vincent Cheung, “The Screech of Satan

Vincent Cheung. Faith and Divine Sovereignty. Disponível em Contract (2020), p. 151. Tradução: Luan Tavares (09/10/2020).

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet