Deus Será Deus no Céu?
~ Adaptado de correspondência de e-mail ~
O fato de você perguntar se Deus ainda vai nos controlar quando chegarmos ao céu me diz que você ainda não entende totalmente a base da soberania de Deus e que seu pensamento ainda é centrado no homem.
Deus é soberano não por causa de quem você é ou de onde você está, mas por causa de quem ele é e do que ele é. Ele controla todas as coisas porque é isso que significa ser Deus. Sua soberania é primeiro uma questão ontológica e metafísica e não uma questão soteriológica. Não tem nada a ver com onde estamos ou com nosso estado e condição. Nós nunca nos tornaremos autônomos e independentes de Deus. Sua soberania não é um jogo, onde decidiremos arbitrariamente passar por um conjunto de regras por algum tempo e, quando pararmos de jogar, passaremos por outro conjunto de regras. Ele controla todas as coisas porque ele é Deus.
Tenha cuidado quando fizer uma pergunta como esta, para não blasfemar, porque sua pergunta equivale a: “Será que Deus ainda será Deus quando eu estiver no céu, ou terei independência de Deus e me tornarei igual ao próprio Jeová em sua liberdade?”. No entanto, eu não o culpo totalmente, porque os teólogos calvinistas e reformados treinaram pessoas para pensar a partir de um ponto de vista estreitamente soteriológico, mesmo quando a questão pertence a uma ampla questão ontológica e metafísica. Se você fizer uma pergunta metafísica, eles lhe darão uma resposta soteriológica. Isso resultou em muito absurdo e, às vezes, em blasfêmia. Por exemplo, veja meu artigo “Mas e a Rebimboca da Parafuseta?”. Quanto a você, sempre pense em Deus com o maior temor e reverência. Não blasfeme, nem mesmo indiretamente ou por implicação.
Vincent Cheung. Will God be God in Heaven? Disponível em Sermonettes — Volume 6, p. 90. Tradução: Luan Tavares (24/10/2018).