De Volta à Escola

As Obras de Vincent Cheung
6 min readFeb 7, 2021

--

Robin Williams como o professor John Keating em cena de “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989). Foto: Touchstone Pictures/Getty Images.

Como eu amo a tua lei!
Medito nela o dia inteiro.
Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos,
porquanto estão sempre comigo.
Tenho mais discernimento que todos os meus mestres,
pois medito nos teus testemunhos.
Tenho mais entendimento que os anciãos,
pois obedeço aos teus preceitos.
Afasto os pés de todo caminho mau
para obedecer à tua palavra.
Não me afasto das tuas ordenanças,
pois tu mesmo me ensinas.
Como são doces para o meu paladar as tuas palavras!
Mais que o mel para a minha boca!
Ganho entendimento por meio dos teus preceitos;
por isso odeio todo caminho de falsidade.
(Salmo 119:97–104)

Eu tenho alguns pensamentos para os estudantes. Como eles se baseiam em princípios amplos, outros também podem obter alguns benefícios. Agora, se você frequenta uma escola cristã, sua situação é tão perigosa e sua alma está em tal perigo que uma breve palavra não será suficiente. Implore ao Senhor que o poupe de heresias, enganos sutis e um enfraquecimento gradual de seu espírito. Aqui, vou me focar naqueles que vão para escolas não cristãs, onde também ensinam mentiras, mas não as disfarçam com o vernáculo cristão.

Ninguém menos que cristãos lhe disseram que embora os professores não cristãos blasfemam contra Deus e desprezem suas crenças mais queridas, você deve respeitá-los pela erudição e experiência deles, e aprender todas as verdades que puder deles. Eles lhe dizem que esses homens, embora sejam incrédulos e desprezem sua fé, são homens brilhantes que trabalharam muito e realizaram muito em suas áreas. A humildade exige que você os escute.

Mas eu lhe digo que isso é uma besteira completa. É o pior conselho que pode ser dado a um estudante. Você diz: “Mas meus pais me disseram isso”. Seus pais mentiram para você. E você diz: “Mas meu pastor me disse isso”. Seu pastor era um tolo. Ele não sabia do que estava falando, e se ele sabia que dano seu conselho poderia causar, ele deve ter sido um demônio em carne para ter lhe dito para abrir sua mente para professores não cristãos.

Seja qual for o motivo, parece que muitos cristãos pensam que isso é o que devem dizer aos estudantes. Mas esse conselho, se aceito, embota sua agressão espiritual, reduz seu poder interior de resistir à incredulidade e o obriga a se tornar vulnerável ao engano. Ele divide seu coração e gera uma contradição em você. Os não cristãos não hesitam em ridicularizar consistentemente as suas crenças e, portanto, os maus conselhos colocam você em grande desvantagem. Curvar-se diante do diabo não é humildade, mas idolatria. É pecaminoso e estúpido. Por outro lado, não é arrogante desprezar a falsidade e cuspir nos ídolos.

Os não cristãos são educados e realizados apenas de acordo com os próprios padrões deles, e esses padrões são de acordo com a maldade e a tolice, não de acordo com a santidade e a verdade. Só porque os não cristãos lhe dizem que são inteligentes e bem-sucedidos de acordo com os próprios padrões deles não significa que você tenha que aceitar seus padrões e suas afirmações. Fazer isso seria se tornar um não cristão.

Em vez disso, sejam educados ou incultos, ricos ou pobres, realizados ou não realizados, de acordo com os padrões de Deus, os não cristãos são pessoas más, assim como você era uma pessoa má antes de Cristo lhe transformar e resgatar. Os não cristãos, enquanto permanecerem não cristãos, são pelo menos tão maus quanto você era antes de se converter. Portanto, ou você admite que os não cristãos são pecadores e estúpidos ou nega que você era pecador e estúpido antes de Cristo o salvar, caso no qual você insultaria a graça de Cristo e lançaria dúvidas sobre a genuinidade da sua própria fé.

Se você é cristão, você herdou o sistema de pensamento mais inteligente e poderoso que existe. É a única religião verdadeira, a única filosofia consistente. Se você é cristão, então você crê na Bíblia, a revelação verbal de Deus. Por esta razão, você está em uma posição de conhecimento, e assim como o próprio Deus é intelectualmente superior a todos os não cristãos, porque você aceitou a sabedoria de Deus, não é arrogante para você pensar que é superior a todos os não cristãos em seu intelecto e conhecimento. Você não é superior em si mesmo ou por causa de si mesmo, mas Deus é superior e você recebeu dele.

Você não sabe sobre o fundamento de toda a realidade, que é Deus? Os não cristãos não o conhecem. Você não conhece o caminho da salvação, sobre o qual os incrédulos são totalmente ignorantes? Você não conhece a criação do mundo, as doutrinas da excelência moral, ou retidão, ou julgamento ético? Você não conhece, ou pelo menos tem acesso aos princípios universais e permanentes relativos à religião, psicologia, política, economia, história, família, sexualidade e todos os tópicos essenciais, e como todos eles se encaixam? Os não cristãos não sabem nenhuma dessas coisas. Se você aprendeu e creu em qualquer porção da Escritura, então negar que você é superior a todos os não cristãos em sabedoria e conhecimento é também negar que Deus é superior a eles nessas coisas.

Afirmar que você recebeu boas dádivas de Deus não é arrogância, mas a própria definição de humildade. A arrogância supõe que você possui coisas boas quando não tem nada, ou se vangloriar de algo que recebeu como um dom, como se você não o tivesse recebido e como se não fosse dado a você como um dom. Não é arrogante dizer que você sabe mais e que sabe melhor do que os não cristãos, se é porque você aprendeu as palavras da Bíblia, e que Deus tem, como um dom, dado a você fé para crer nessas palavras.

Os não cristãos não conhecem a verdade e não podem ensinar a verdade. Mesmo suas opiniões em uma área como a matemática devem ser completamente reinterpretadas e reconstruídas a fim de se chegar a algo que esteja em contato com a realidade. Mas se for esse o caso, qual é a razão de frequentar uma escola não cristã?

Primeiro, há o benefício prático de obter um diploma que permite que você circule mais livremente na sociedade. Mesmo vindo de uma instituição cristã, um diploma nada mais é do que um símbolo de aprovação humana. Não é prova de competência intelectual ou proficiência em nada importante. O cristão que busca a aprovação de Deus não deve se orgulhar disso. Mas os homens, visto que não têm a aprovação de Deus, buscam a aprovação uns dos outros. E o diploma é um documento que mostra que você foi incluído no patético exercício de autoaprovação dos homens. A conveniência é o único benefício disso.

Segundo, os não cristãos podem lhe mostrar o que significa ser não cristãos. Não quero dizer que eles possam lhe ensinar a verdade sobre si mesmos. Não, eles não se entendem e não podem lhe ensinar nada. Em vez disso, visto que eles são não cristãos, eles falarão e se comportarão como não cristãos e, vivendo entre eles, você talvez possa ganhar alguma familiaridade sobre o pensamento e estilo de vida deles. Isso permitirá que você se infiltre em círculos infestados principalmente por não cristãos e construa uma vida neste mundo, para que possa promover mais efetivamente a agenda de Deus entre eles, bem como destruir a própria agenda deles.

Portanto, frequente as escolas que a providência divina designa para você, sejam cristãs ou não. Ambos os tipos de escola são perigosos, visto que poucos são fiéis ao Senhor, mas você encontrará segurança não nos homens, mas nas palavras da Bíblia. Apegue-se ao Livro e você será invencível no conflito espiritual. Submeta-se a Potifar em sua casa, mas resista à sedução daquela esposa prostituta e enfrente a vexação de espírito sob sua cultura idólatra. Faça isso não para obter a aprovação de Potifar, mas para que um dia você possa governá-lo.

Vincent Cheung. Back to School. Disponível em Sermonettes — Volume 1 (2010), pp. 106–108. Tradução: Luan Tavares (06/02/2021).

© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

Responses (1)