Da Cruz ao Trono

As Obras de Vincent Cheung
2 min readFeb 7, 2021

--

Uma teologia da cruz só é válida se serve como introdução à uma teologia do trono. Ela nunca pode ficar sozinha. Se você pregar sobre a crucificação de Cristo, mas não a ressurreição e a glorificação de Cristo, então você permite a impressão de que Jesus ainda está na cruz ou na sepultura (1 Coríntios 15:3–4; Filipenses 2:8–9). Assim, sua doutrina se torna uma mensagem anticristo. Você provavelmente deseja impressionar as pessoas com uma mensagem de humildade e sofrimento, mas é na verdade uma mensagem de heresia e blasfêmia.

Apesar de sua autoproclamada perícia na história da redenção, grande parte da queixa sobre uma teologia do triunfalismo deriva do fato de que os teólogos se recusam a reconhecer que, nesse ponto da história redentora, Jesus não está na cruz ou na sepultura, mas ele está no trono, sentado junto com seu povo (Efésios 2:6). Consequentemente, a queixa sobre uma teologia superralizada é muitas vezes uma desculpa para deixar de lado as promessas do evangelho que são explicitamente declaradas como disponíveis para esta vida, e que em alguns casos são sem sentido depois desta vida.

Onde está Jesus agora? Ele não está na cruz. Ele não está no túmulo. Ele está no trono à direita de Deus. Então, por que você ainda está “aos pés da cruz”, a menos que você seja um incrédulo, ainda se perguntando o que aconteceu com o homem da Galileia? Precisamos pregar a cruz e devemos afirmar a cruz. Você não pode vir a Deus e ser salvo sem a cruz. Mas se ficarmos lá, isso significa que não somos crentes e nunca fomos identificados com Cristo pela fé. Ora, se você realmente crê que Jesus ressuscitou dos mortos e sentou no trono e que nós estamos sentados juntos com ele, então por que você não fala assim e não age de acordo? Por que você não tem fé como se falasse em nome do Rei do Céu?

A teologia da cruz carrega muita relevância para o cristão, mas alguém que se recusa a reconhecer que Cristo não está mais lá sempre terá uma interpretação distorcida dela e, em alguns assuntos, uma interpretação satânica dela. Ouça uma teologia da cruz somente de alguém que ensina uma teologia do trono. E onde há um problema real de triunfalismo, somente essa pessoa está qualificada para expressá-la.

Vincent Cheung. From the Cross to the Throne. Disponível em Backstage (2016), p. 90. Tradução: Luan Tavares (11/02/2019).

--

--

As Obras de Vincent Cheung
As Obras de Vincent Cheung

Written by As Obras de Vincent Cheung

Vincent Cheung é um pregador e escritor cristão. Ele e sua esposa moram nos Estados Unidos. “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

No responses yet