Cura para Trauma Psicológico
~ Adaptado de correspondência de e-mail ~
Há três elementos para a recuperação: doutrina, conselho e poder.
A doutrina é essencial. Uma revisão contínua das verdades sobre a soberania de Deus, sua escolha incondicional e aceitação de seu povo, a obra de Cristo na redenção, sua morte pela qual ele comprou a libertação de todo pecado, condenação e principados do mal, etc., contribuirão para a recuperação, mesmo que não sejam estudados para direcionar deliberadamente seus problemas psicológicos. A palavra de Deus pode confortá-lo, curá-lo e libertá-lo. Não leia os Puritanos sobre questões psicológicas, dúvidas, melancolia e outras coisas. Suas obras provavelmente aumentariam seus problemas, porque eles poderiam analisar mesmo uma alma viva até a morte com a prosa tediosa deles, categorias especulativas e infinitas divisões artificiais.
O conselho na forma de longas conversas com base na palavra de Deus pode ajudá-lo a resolver especificamente seus problemas. No entanto, todos os conselheiros não cristãos são prejudiciais e perigosos, e a maioria dos conselheiros cristãos também é prejudicial e perigosa, se não mais. Não confie na maioria dos conselheiros. Eles não sabem o que estão fazendo ou do que estão falando. É mais provável que eles ofereçam conselhos falsos e anticristãos. Há uma abordagem bíblica para o aconselhamento, mas é difícil encontrar alguém que use essa abordagem e que a faça certo. Mas Deus não nos deixa à mercê dos homens. Se não houver homem para ajudá-lo, ou mesmo se houver, o próprio Deus pode se tornar seu conselheiro por meio da Escritura e do Espírito.
O poder é o que finalmente o livrará. Não importa o quanto os homens insistam que o cessacionismo não é uma negação do poder de Deus, o fato é que eles rejeitam o poder de Deus conforme ele o ensina na Bíblia. Eles são seletivos sobre o que aceitam. O resultado é uma cadeia e uma maldição. Você não encontrará verdadeira libertação e total recuperação na maioria dos círculos Evangélicos e Reformados. Você não o encontrará porque eles não o possuem e não permitem que você o tenha.
“Tende fé em Deus” (Marcos 11:22 ARC). Abra-se às possibilidades do poder de Deus operando em você. Pense em termos de fé que move montanhas. Pense em termos de poder que pode fazer milagres. Então persista em oração. Peça a Deus para libertá-lo e mudá-lo pelo seu poder. Renove sua mente conhecendo o Jesus dos Evangelhos e de Atos, e não o Jesus da incredulidade e tradição. Este Jesus, filtrado pela falsa doutrina, deixou de exercer seu poder para ajudá-lo como o Jesus da Bíblia.
Ofereço a você esse conselho, embora possa ser um convite à crítica daqueles que deixaram de acreditar no poder de Deus conforme ele ensina na Bíblia, porque tenho compaixão de você e desejo ajudá-lo. Há “cristãos” que preferem vê-lo sofrer a aceitar que o poder de Deus continua a ser evidente e que seus dons continuam a operar através de seu povo. Eles querem que Deus cesse e desista de qualquer coisa que perturbe a falsa teologia e tradição deles.
Como os fariseus, eles estão cheios de espírito de assassinato, em vez de espírito de fé, amor e poder. Jesus ficou irado com eles por causa da dureza de seus corações (Marcos 3:5). Portanto, primeiro seja liberto deles! Por que servir a incredulidade deles e por que se submeter à tradição deles quando quem sofre é você? Em vez disso, olhe para Jesus Cristo, o Jesus da Bíblia que é sempre compassivo e sempre generoso com sua ajuda e seu poder.
Vincent Cheung. Cure for Psychological Trauma. Disponível em Sermonettes — Volume 7 (2012), pp. 48–49. Tradução: Luan Tavares (19/09/2019).