A Controvérsia de Andar sobre as Águas
Vincent Cheung, Backstage (2016).
Pedro: Se és tu mesmo, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
Jesus: Vem!
Assim, Jesus deu a sua palavra, a sua promessa de que Pedro poderia exercer esse poder e experimentar esse milagre. Pedro começou a andar em direção a Jesus. Ele estava andando na água como se fosse solo firme. Estava acontecendo. Era mesmo a palavra de Deus. De fato era a vontade de Deus. Do contrário, ele não teria dado nem o primeiro passo. Mas quando Pedro viu o vento e as ondas, ele ficou com medo e começou a afundar. Como sempre, os falsos mestres estavam observando e conspirando.
Pedro: Senhor, salva-me!
Teólogo #1: É a vontade de Deus que você sofra!
Teólogo #2: Essa é uma dádiva de Deus! Receba-a! Aprenda a partir dela!
Teólogo #3: O mistério do sofrimento. Ah, a teologia da cruz!
Teólogo #4: Não desperdice o seu afogamento!
Teólogo #5: Estão todos olhando. Rápido, faça uma pose enquanto afunda! Faça uma cara de santo sofredor. Você pode conseguir um contrato para um livro com isso! “Onde está Deus quando eu afundo?”, “A heresia do caminhar sobre as águas”, “Afogamento cristocêntrico”, “O afundar e a soberania de Deus”, “Afogando-se para a glória de Deus”, “A desculpa histórico-redentiva para afundar na vida”. Há um mercado enorme de idiotas com comichão nos ouvidos para esse tipo de coisa.
Jesus: Pedro, eu lhe dei a minha palavra, mas é preciso fé para experimentar o que eu disse. Por que você tem fé tão pequena? O que importam o vento e as ondas? Você acha que é mais fácil caminhar sobre águas calmas? O que é que eu tenho lhe ensinado sobre milagres? Ande pela fé e não pela vista! Se você tiver fé, ENTÃO verá a glória de Deus. Se você falhou em experimentar um milagre, não foi porque eu não lhe dei a minha promessa, mas porque você não teve fé.
Teólogo #1: Eu sabia. Você é um pentecostal arminiano.
Teólogo #2: Seu herege de fé insensível! Por que não cala a boca?
Teólogo #3: Ele que fale. Depois que o matarmos, nossos seguidores terão séculos para pregar um evangelho diferente e para destruir todo mundo que espalha a sua doutrina de fé. Nós vamos crucificá-lo de novo e de novo até que ele seja apenas uma mancha em um pedaço de madeira.
Teólogo #4: Eu odeio tanto esse cara. Só para esfregar na cara dele, vamos tornar a nossa religião a ortodoxia cristã. Diremos que estamos pregando o evangelho dele.
Teólogo #5: KKKKKKKKKK
Vincent Cheung. The Water-Walking Controversy. Disponível em Backstage (2016), pp. 75–76. Tradução: Luan Tavares (15/08/2021).